Escola Municipal Rubens Berardo

Escola Municipal Rubens Berardo

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PUBLICAÇÃO NO PORTAL RIOEDUCA

RUBENS BERARDO NO PORTAL RIOEDUCA

LINK: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3355

 

Quarta-feira, 10/04/2013

Mantendo o Olhar Atento

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, .


 

Educar já é, em si, uma tarefa especial. Torna-se ainda mais quando os alunos precisam de um olhar mais atento. As escolas E.M. Rubens Berardo e Tagore mantêm o olhar focado nas necessidades especiais de seus alunos.


Para ensinar é preciso aprender sempre. Assim, a coordenadora Tânia Barbosa organizou com o grupo de professores da E.M. Rubens Berardo um sistema para que todos tenham acesso ao material para formação continuada. Ela seleciona textos, vídeos e arquivos sobre a temática escolhida. Em março, o tema foi as necessidades especiais que podem acometer nossos alunos.
 
A reflexão abrange, inclusive, comentários sobre a legislação, além de informações que detalham as dificuldades a serem superadas por nossos alunos. Também tem espaço para as dicas de como melhor atendê-los.
Se você também quiser saber um pouco mais, acesse a pasta Centro de Estudos Rubens Berardo. Lá, os textos falam de dislexia, dislalia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Já os vídeos abaixo ainda tratam de TDAH e de baixa visão. São ótimas dicas sobre como atendê-los e auxiliá-los na superação de suas dificuldades.
 
 
Dicas para professores com alunos portadores de TDAH Como Estrelas na Terra, Toda Crianc?a é Especial Políticas públicas educacionais crianças com transtornos do déficit de atenção e com transtornos de aprendizagem Baixa visão em alunos: dicas Image Map
 
 
Mas o olhar deve estar atento também para a afetividade e a integração com toda a comunidade escolar. É essencial que os alunos se sintam respeitados em suas diferenças e tenham espaço para desenvolverem suas capacidades.
 
Na Escola Municipal Tagore, as diferenças são acolhidas nas salas de aula, com a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais na sala de recursos, nas classes especiais e até nas atividades extraclasse.
 
 
 
No vídeo, a criatividade é estimulada para que sentimentos e ideias sejam expostas de diferentes maneiras. O giz, o papel, o lápis e o próprio corpo servem de instrumento de expressão. A participação efetiva na comunidade escolar faz com que a autoestima aumente e o prazer de aprender aflore, vencendo quaisquer obstáculos.
  
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QGmMzu65PBc
 
 
Nosso olhar atento na busca do conhecimento e buscando no olhar de cada um deles aquela força especial vai apontando o caminho a seguir.
Confiram também outras atividades deles no blog.
A preparação da homenagem às mães chama atenção pelo empenho dos alunos em fazer o melhor para aquelas que os acompanham sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário