Escola Municipal Rubens Berardo

Escola Municipal Rubens Berardo

domingo, 16 de junho de 2013

PIQUENIQUE DA LEITURA 2013

          O Piquenique da leitura acontece anualmente em nossa escola e conta com o envolvimento de todas as turmas. É um momento de ler por prazer, se divertir no universo da leitura e ainda compartilhar um lanche com os amigos. As crianças gostam muito !!!! Este ano, a professora regente da Sala de Leitura, Sandra Paiva, se superou na arrumação do espaço e preparação do ambiente para torná-lo o mais agradável possível.








O tema em 2013 foi O CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAIS.










Os trabalhos feitos pelos alunos com as músicas do Vinícius de Morais.









O momento da arrumação!! Muito empenho para que ficasse bem bonito e agradável. Contamos com a ajuda da profª Verônica.




Alguns de seus pensamentos...









                            A Arca de Noé









            Personagens da Arca de Noé!











 Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.




  


É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.







 Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?








 Cademartori (1994, p.23), afirma que

... a literatura infantil se configura não só como instrumento de formação conceitual, mas também de emancipação da manipulação da sociedade. Se a dependência infantil e a ausência de um padrão inato de comportamento são questões que se interpenetram, configurando a posição da criança na relação com o adulto, a literatura surge como um meio de superação da dependência e da carência por possibilitar a reformulação de conceitos e a autonomia do pensamento.







 Para Bettelheim (1996),


enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança (p.20).










 Uma história traz consigo inúmeras possibilidades de aprendizagem. Entre elas estão os valores apontados no texto, os quais poderão ser objeto de diálogo com as crianças, possibilitando a troca de opiniões e o desenvolvimento de sua capacidade de expressão.









 O estabelecimento de relações entre os comportamentos dos personagens da história e os comportamentos das próprias crianças em nossa sociedade possibilita ao professor desenvolver os múltiplos aspectos educativos da literatura infantil.




















 De acordo com Abramovich (1995, p.17),

ler histórias para crianças, sempre, sempre ... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento ... É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões (como as personagens fizeram ...). É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos - dum jeito ou de outro - através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (ou não) pelas personagens de cada história (cada uma a seu modo) ... É a cada vez ir se identificando com outra personagem (cada qual no momento que corresponde àquele que está sendo vivido pela criança) ... e, assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução delas ...

O papel do professor nesse processo é fundamental. Parabéns professores!!!

Prof. Tania Azevedo - 1º ano
Prof. Maria Claudia - Projeto Acelera 1A
Prof. Valéria - 1º ano
Prof. Sueli - 3º ano
Prof. Raquel Vianna - Língua Portuguesa - 6º ano
Prof. Jane - 3º e 4º anos

Prof. Sandra Paiva - Regente da Sala de Leitura
Prof. Vanessa - 1º ano
Prof. Laise - 4º e 5º anos
Prof. Carmem - 2º ano
Prof. Raquel Gonçalves - 2º ano
Prof. Rosane - 3º ano
Prof. Marli - 1º ano e 4º ano-NCM
Prof. Clarice - Projeto Acelera 2A
Prof. Mara - Projeto Realfabetização 1

 Prof. Tânia Barbosa - 4º ano

...é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve - com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar ... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário! (Abramovich, 1995, p. 17).

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