Escola Municipal Rubens Berardo

Escola Municipal Rubens Berardo

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CAFÉ LITERÁRIO - VINÍCIUS DE MORAeS

          Anualmente, em abril, na ocasião do Dia do Livro, na semana do Piquenique da leitura acontece também o Café Literário com os alunos do PEJA. Com o formato um pouco mais amadurecido, os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos também usufruem de um ambiente literário acolhedor e diferenciado com direito a um farto lanche coletivo com apresentações no último dia da semana.
         O tema em 2013 foi Vinícius de Moraes que nasceu em 19 de outubro de 1913 no Rio de Janeiro, foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, compositor e poeta essencialmente lírico, também conhecido como "poetinha", apelido atribuído por Tom Jobim. Tornou-se notável por seus sonetos. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Na música, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.


















Ao aproximar a Educação da Literatura há, com toda certeza, a contribuição para uma descoberta de saberes enriquecidos de sentimentos de modo a (re) construir uma educação com alma.


 "A literatura favorece a elucidação sobre os valores e práticas que potencializam e/ou dificultam a emancipação humana. Por outro lado, a análise política das obras literárias permite desvendar tais representações e contribui para uma reflexão crítica sobre estas, a política e a sociedade. Como conhecimento dotado de um potencial de incentivo à reflexão, a obra literária pode formular enunciações que atuam sobre as representações dos sujeitos individuais e coletivos, modificando-as, e assim, manifestando seu caráter pedagógico".
Por Antônio Ozaí da Silva e Walter Praxedes








Ensinar e aprender são ações interligadas. 
É impossível passar informações sem se contagiar com elas, sair ileso.
Sandra Brenner Oesterreich







 O desafio maior é caminhar para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Para isso, precisamos de pessoas que possam integrar o sensorial, o racional, o emocional e o transcendental, a tecnologia e a ética, que transitem de forma fácil entre o pessoal e o social, que expressem nas suas palavras e ações que estão aprendendo e evoluindo. 
Sandra Brenner Oesterreich

 


 A diretora Vera Lúcia Rocha abre a Culminância do Café Literário que foi cheio de poesia e música....







 Fazer da escola e do ato de educar espaços e momentos prazerosos, alegres e felizes para professores e alunos demanda muita criatividade, motivação e gosto pelo desafio. Mas é possível fazer do ambiente escolar um exercício de qualidade de vida, realização pessoal e profissional, basta estarmos abertos a ideias e propostas inovadoras. 
 Sandra Brenner Oesterreich











"Em qualquer circunstância, o primeiro caminho para a conquista da atenção do aprendiz é o afeto. Ele é um meio facilitador para a educação. Irrompe em lugares que, muitas vezes, estão fechados às possibilidades acadêmicas." (Cunha, 2008, p. 51)
.














Nenhum comentário:

Postar um comentário