Escola Municipal Rubens Berardo

Escola Municipal Rubens Berardo

domingo, 2 de setembro de 2012

PACTO CARIOCA DE ALFABETIZAÇÃO

No dia 31 de julho, a Secretária de Educação Claudia Costin reuniu-se com Coordenadores de CRE, Gerentes de GED, Professores e Diretores das escolas para o lançamento do Pacto Carioca pela alfabetização e para a palestra da prof.ª Magda Soares.
 
O  lançamento do Pacto e a palestra da prof.ª Magda soares, Desafios da Alfabetização no Século XXI, aconteceram na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire.
 
O Pacto pela Alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental estipula como meta alfabetizar os estudantes da rede pública aos seis anos de idade. Esta iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, firmado com o Ministério da Educação.


Metas acordadas :

1 - toda criança de Educação Infantil imersa em ambiente letrado e iniciando seu processo de alfabetização;
 
2 - toda criança capaz de ler e escrever textos adequados a sua idade ao final do 1º ano do Ensino Fundamental;
 
3 - toda criança com a alfabetização consolidada ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
 
O documento também estabelece que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e determina que toda criança, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, deve estar com a alfabetização consolidada. Mas além da alfabetização, um dos desafios é reduzir a evasão escolar.

Na Rubens Berardo, todos os professores do 1º ao 3º ano aderiram ao Pacto e acreditam que este pacto já existia no coração de todos os professores alfabetizadores desta escola e que, agora, tornou-se um documento que só aumenta o valor do trabalho sério, ético e responsável. 

 Professora Samanta - turma 1307
 Professora Jane - turmas 1201 e 1306
 Professora Sueli - turma 1303
 Professora Solange - turma 1305
 Professora Ligia - turma 1301

 
 Professora Tânia Barbosa - turma 1302

 Professora Rosanna - turma 1304

 Professora Carmem - turmas 1202 e 1203

 Professora Valéria - turma 1204
 Professora Tânia Azevedo - turmas 1101 e 1102

  Professora Raquel - turma 1103

Ao final a Diretora Vera falou sobre o compromisso firmado em todas as instâncias da educação, desde a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, passando para as Coordenadoras das Coordenadorias Regionais de Educação, chegando aos Diretores das Unidades Escolares, aos Professores e aos Pais dos alunos do 1º ao 3º ano. Um Pacto firmado por todos os responsáveis pela educação e que, por ser de todos e com o compromisso de todos só tende a ser sucesso na vida escolar de nossos alunos.
Mãos à obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário