Escola Municipal Rubens Berardo

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domingo, 2 de setembro de 2012

PASSEIO AO PLANETÁRIO DA GÁVEA

A turma 1402, com a professora Nathália, foram ao Planetário da Gávea. Passeio enriquecedor e muito bonito e inteessante que as crianças curtem bastante. A aprendizagem é garantida nesta aula passeio.





 Para que uma criança aprenda em uma aula passeio é preciso que o professor tenha clareza dos diferentes conceitos e objetivos que se pretende explorar. Isto é fundamental para que a atividade seja bem entendida pelos alunos. E que inclua no seu plano o desenvolvimento de atividades de preparação, partindo do real que o aluno já sabe para chegar ao ideal, ou seja, os conceitos científicos ampliados através da zona proximal, sendo o Professor o mediador deste processo no seu papel de proporcionar problemas, observando como mediador os olhares para os conceitos científicos e, ao voltar, proporcione uma discussão das observações e dados coletados para a sistematização de conhecimentos. É preciso preparar o aluno do ponto de vista intelectual e afetivo para participar da excursão, sendo uma oportunidade privilegiada para envolve-los em problematizações. É o momento de criar junto à classe, o clima de pesquisa e investigação.


 A aula-passeio é uma situação de descobertas a partir de uma realidade vivida autêntica. Sendo assim, a aula-passeio leva a criança a uma maior autonomia, vivendo situações reais e assumindo maiores responsabilidades, ampliando o campo das investigações. Chegando a descobertas inesperadas e interessantes privilegiando o encontro com o outro de maneira diferente daquela do dia a dia na escola, promovendo uma troca afetiva e uma tomada de consciência de valores sociais importantes para a vida de todos.



 Organizar uma aula-passeio significa trabalhar com os alunos para que:
Explorarem diferentes qualidades, situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. Ampliem as possibilidades de se perceber integrantes, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações sobre eles, contribuindo ativamente pela melhoria do meio ambiente. Desenvolvam o sentimento de confiança, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. Sejam inovadores, criativos; saibam romper com o óbvio; ampliando a capacidade de formular perguntas que ninguém ousa, propondo o que ninguém proporia.
Questionem a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los como meio de produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretando e usufruindo, utilizando para isso o pensamento lógico. Compreendam o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático, respeito ao outro e exigência de total respeito a si.











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